Economia

 

A África do Sul possui a segunda maior economia da África, depois da Nigéria. A produção de minérios representa 45% de Continente. Entretanto, possui grande desigualdade social e desemprego elevado. Até o ano 2000 metade da população vivia abaixo da linha de pobreza, em 2012 eram 36%.

Até a I Guerra Mundial, a economia sul-africana baseou-se na mineração (diamantes e ouro) e na agricultura. A partir da II Guerra Mundial, a indústria entrou em um processo acelerado de desenvolvimento e hoje constitui um dos setores básicos da economia.

O país tem os setores financeiro, de energia, de comunicações e de transportes bem desenvolvidos. Em 2015, o setor de serviços representou 67% do PIB. A indústria representou 30% (incluindo mineração) e a agricultura, 2,4%. A bolsa de valores de Johannesburg, fundada em 1887, é a mais importante da África e uma das 20 maiores do mundo.

A África do Sul possui recursos naturais em abundância. É a maior produtora mundial de ouro, platina e cromo. É, também, grande produtora de diamante, vanádio, manganês, carvão, níquel, urânio e gás natural. No ano 2000, a platina ultrapassou o ouro como a maior fonte de renda do país.

A unidade monetária é o Rand (símbolo "R").

Mais: História, Cultura e Geografia.

 

África do Sul

 

Vista de Johannesburg e a torre Hillbrow. A cidade é o principal centro financeiro da África do Sul (foto South African Tourism).

 

Temas

Mapas

Geografia

Transporte

Safáris

História

Ecoturismo

Notícias

Universidades

 

 

Lugares

Pretória

Cidade do Cabo

Durban

Johannesburg

Port Elizabeth

Parques

Economia e Negócios

Trade and Investment South Africa

National Treasury

Doing business with South Africa

Eastern Cape Development Corporation

Coega Development Corporation

Development Bank of Southern Africa

Notícias da África do Sul

Bovlei Vineyard, Wellington, província de Western Cape. A indústria do vinho é uma tradicional fonte de renda no país (foto South African Tourism).

 

Cidade do Cabo

 

Johannesburg
Africa do Sul

 

Provincias África do Sul

 

Economia

 

Vineyard

 

Turismo Africa Sul

 

Pretoria

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Economia da África do Sul - Dados Econômicos, Johannesburg, Economy South Africa. Vinícolas.

 

Mapa Africa do Sul

 

Turismo Vinho