A República da África do Sul divide-se em nove províncias: Eastern Cape, Free State, Gauteng, KwaZulu-Natal, Limpopo, Mpumalanga, Northern Cape, North-West, Western Cape. Cada província possui um conselho executivo e legislatura própria.
Antes da reestruturação administrativas de 1994, eram apenas quatro: Cape Province (Província do Cabo) e Natal, antigas colônias britânicas, Transvaal e Orange Free State, antigas repúblicas boers.
Em 1994, os bantustões foram extintos (veja quadro abaixo). A província Orange Free State tornou-se simplesmente Free State. Natal foi renomeada como KwaZulu-Natal, incorporando o bantustão de KwaZulu. A Província do Cabo foi dividida em Western Cape, Northern Cape, Eastern Cape e a metade ocidental de North West. Transvaal foi desmembrada em Limpopo, Mpumalanga, Gauteng e a metade oriental de North West.
Mais dados geográficos►
Bantustões Os bantustões ("homelands") eram territórios auto-governados por grupos étnicos negros, dentro da África do Sul, segundo a política do apartheid. A intenção do governo racista sul-africano, que nomeava os líderes dos bantustões, tornou-se clara: os negros africanos pertenciam a estados estrangeiros na forma de bantustões, suas cidadanias sul-africanas foram revogadas. Em 1976, a ONU condenou a organização dos bantustões. Esses territórios deixaram de existir em 1994 e foram reincorporados à África do Sul. |
(Polokwane)
|
|
Cape Town e a Table Mountain vista da lagoa Milnerton.
Campos de canola (uma variedade de nabo), em Western Cape (foto South African Tourism).
Províncias da África do Sul
Copyright © Guia Geográfico - Províncias da África do Sul, bantustões, homelands - Viagem e Turismo. Western Cape, Gauteng, KwaZulu-Natal, Limpopo. |
(Bantustões)
South African Tourism