Geografia e Dados

 

A República Democrática de São Tomé e Príncipe é um país insular africano banhado pelo Golfo da Guiné. Seu território, com área total de 1001 km², é formado pela Ilha de São Tomé, pela Ilha do Príncipe e vários ilhéus de origem vulcânica, mas não existem vulcões ativos. Cerca de 145 km separam as duas ilhas principais.

O relevo é bastante montanhoso. O Pico de São Tomé (2.024 m) é o ponto mais alto do País.

O clima é tropical úmido e marítimo. A temperatura média anual fica entre 21°C e 29ºC, com mínimas em cerca de 15ºC e máximas em cerca de 32ºC. O País é atravessado pela linha do equador, no Ilhéu das Rolas, ao sul da Ilha de São Tomé.

A fauna e a flora são ricas, com muitas espécies endêmicas, devido ao isolamentos das ilhas. O País possui duas grandes áreas de proteção ambiental: o Parque Natural do Obô, na Ilha de S. Tomé, e o Parque Natural da Ilha do Príncipe.

População é de 194 mil habitantes (2015). A língua oficial é o português, mas pequena parte dos são-tomenses falam dialetos crioulos.

No século 19, os canaviais de São Tomé e Príncipe deram lugar às plantações de café e cacau. No início do século 20, São Tomé e Príncipe chegou a ser o maior produtor mundial de cacau, por alguns anos. Nos anos 1990, grandes reservas de petróleo foram descobertas no Golfo da Guiné, perto das ilhas do País. Hoje, o turismo vem ganhando cada vez mais espaço.

A moeda é a dobra, atrelada ao euro, em 2010, a uma taxa fixa de 24.500 dobras = €1.

São Tomé e Príncipe é politicamente dividido em seis distritos (Água Grande, Mé-Zochi, Cantagalo, Caué, Lobata e Lembá, na ilha de S. Tomé) e uma região autônoma do Príncipe. A capital é São Tomé.

Mais: Mapas, História e Turismo

 

Copyright © Guia Geográfico - Geografia das ilhas africanas. Dados e características. Gente, população.

 

Pico Cão Grande

 

O Pico do Cão Grande, localizado no Parque Natural Ôbo, na Ilha de São Tomé (663m).

 

Mapa São Tome

 

Marco da linha do equador no Ilhéu das Rolas.

 

Fauna marinha de São Tomé, em fotografia de Athila Bertoncini para o Projeto Meros do Brasil.

 

Principe mapa

 

Equador
Peixes
Oceano Atlantico

 

São Tomé e Príncipe

 

 

Melhores sites

 

 

África

 

 

 

Bandeira

 

 

 

São Tome e Principe

 

Geografia e Dados

 

 

 

Philippe Bourachot

 

 

Husond