A República Islâmica da Mauritânia é um país da África Ocidental, banhado pelo Oceano Atlântico. O deserto do Saara abrange cerca de 70% de suas terras. São 3,7 milhões de habitantes (2016). O Islamismo é a religião oficial. A capital é Nouakchott.

Antes da Era Cristã, existiu o Reino da Mauritânia, a terra dos mouros. Incluía o atual Marrocos e parte da Argélia, que se tornaram províncias romanas. Na Idade Média, os árabes expandiram-se pelo norte da África e dominaram o território da atual Mauritânia, cuja parte sul integrou o antigo Império do Mali.

Os portugueses chegaram 1442, quando contornaram o Cabo Branco. Cerca de 1445, instalaram uma feitoria na Ilha de Arguim, atualmente no Parque Nacional do Banco de Arguim. Em 1461, concluíram o Castelo de Arguim. Em 1487, os portugueses fundaram outra feitoria em Ouadane, perto da Estrutura de Richat.

Os holandeses chegaram no século 17. No início do século 19, os franceses dominaram a Mauritânia. A independência foi conquistada em 1960.

Mais: Governo da Mauritânia

 

Mauritania

 

Mapa politico

 

Mesquita saudita em Nouakchott, capital da Mauritânia.

 

África

 

 

Porto

 

Litoral norte Mauritania

 

Ouadane

 

Ruínas de Ouadane, onde os portugueses estabeleceram uma feitoria, em 1487 (foto Jean-Jacques Gelbart).

 

O Castelo de Arguim, construído pelos portugueses, entre 1448 e 1461. Foi o mais importante posto comercial português na costa da África até a conquista da Guiné (ilustração holandesa de Johannes Vingboons, 1665).

 

Porto de Nouâdhibou, antigo Porto Etienne.

 

Mali

 

Baia Arguim

 

Mapa geografico

 

Copyright © Guia Geográfico - África Turismo. roteiro de viagem africano.

 

Bandeira

 

Mauritania turismo

 

Deserto
Castelo Arguin

 

 

 

 

 

 

Initsogan

 

Divulgação

 

 

Divulgação