Geografia e Dados Gerais

 

Cabo Verde é um país insular localizado no Oceano Atlântico, a cerca 455 km de Senegal. O arquipélago de Cabo Verde é constituído por dez ilhas e cinco ilhotas. É dividido em dois grupos: Barlavento e Sotavento. As Ilhas do Barlavento incluem Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Santa Luzia, Sal e Boa Vista. As Ilhas do Sotavento, grupo do sul, inclui Santiago, Brava, Fogo e Maio.

As ilhas foram formadas como resultado de erupções vulcânicas e outros processos geológicos nos últimos seis milhões de anos.

A maior parte do território possui um aspecto árido e imponente, mas cerca de 20% da área do País possui vegetação tropical exuberante. O relevo é, em geral, bastante acidentado. O ponto mais alto é o Monte Fogo (2.829 m), um vulcão ativo na Ilha do Fogo, cuja última erupção ocorreu em 1995.

O clima é estável. As temperaturas médias anuais ficam entre 20°C e 25ºC. A água do mar é morna. A chuva é escassa e existe problemas no suprimento de água potável.

A capital de Cabo Verde é a Cidade da Praia, na ilha de Santiago, e como tal possui um estatuto administrativo especial.

As principais atividades comerciais do País são a agricultura e a pesca. Possui também alguma indústria manufatureira e o turismo começa a ganhar força. Existem mais telefones do que habitantes no País. São nove aeroportos. Porto Grande, em Mindelo é o maior porto do País

A República de Cabo Verde é dividida em 22 concelhos: Boa Vista, Brava, Maio, Mosteiros, Paul, Porto Novo, Praia, Ribeira Brava, Ribeira Grande, Ribeira Grande de Santiago, Sal, Santa Catarina, Santa Catarina do Fogo, Santa Cruz, São Domingos, São Filipe, São Lourenço dos Órgãos, São Miguel, São Salvador do Mundo, São Vicente, Tarrafal e Tarrafal de São Nicolau.

A população residente no País é estimada em 546 mil habitantes (2015). A língua oficial é o português, mas o crioulo, uma mistura de português com dialetos africanos, é falado por parte dos cabo-verdianos. Mais de metade da população vive na Ilha de Santiago. Apenas nove ilhas são habitadas.

 

Copyright © Guia Geográfico - Dados da África.

 

Monte Fogo

 

Plantação de bananas em São Domingos, na Ilha de Santiago.

 

Vista aérea do Monte Fogo, na Ilha do Fogo, o ponto mais alto do Arquipélago de Cabo Verde, com 2.829 m.

 

 

História Cabo Verde

 

São Domingos

 

Cabo Verde

 

Melhores sites

 

 

Mapa seculo 16

 

 

Cabo Verde turismo

 

 

 

 

 

 

Geografia e Dados Gerais

 

 

 

Aldo Bien

 

Holger Reineccius