Nelson Mandela

 

Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em 18 de julho de 1918, em Qunu, na região do Transkei, de etnia xhosa. Seu pai, Henry Mgadla Mandela, um advogado, morreu quando ele ainda era criança.

Em 1944 ele ajudou a fundar a ANC Youth League. Em 1952, viajou pelo país organizando resistência à legislação discriminatória na África do Sul. Formou-se em advocacia e continuou lutando contra o apartheid até ser preso em 1962. Foi libertado em 1990, após 27 anos, aos 72 anos de idade.

Por volta do final dos anos 1980, intensas manifestação pelo mundo clamavam a libertação de Nelson Mandela. Mesmo na prisão, ele já era um herói e um símbolo da igualdade e da justiça social.

Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993 e, em 1994, tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul. Comandou a transição do regime de minoria branca e segregacionista para um governo plenamente democrático.

Mais: Nelson Mandela Foundation, Nelson Mandela Museum e História da África do Sul.

 

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Biografia e fotos de Nelson Mandela, Robben island, História e Personalidades da África do Sul.

 

Mandela saúda o capitão do Springbok, Francois Pienaar, depois que o time da África do Sul venceu a Nova Zelândia para ganhar a copa do mundo de Rugby de 1995, realizada no país. Um símbolo do fim do apartheid (foto Apartheid Museum, Johannesburg).

 

Acima, Tribute Concert em 1988, no Wembley Stadium, em Londres. À direita, Mandela saindo da sessão do tribunal, em 1958, durante seu julgamento por alta traição, junto com 155 outros ativistas.

"Somente homens livres podem negociar. Prisioneiros não assinam contratos".

Nelson Mandela, quando solicitado a negociar a sua libertação.

 

Acima, pátio de prisioneiros na Ilha Robben, onde Mandela esteve preso por 18 anos. Hoje, um museu. À direita, edição da Time de 1990, por época de sua visita aos EUA.

 

África do Sul

 

Poster oficial como presidente da África do Sul em 1994. Ficou no cargo até 1999.

 

Free Mandela

 

 

Time

 

Apartheid

 

Mandela Robben Island

 

Nelson Mandela Bay

 

Mandela

 

Mandela Jovem

 

Africa do Sul

 

Nelson Mandela

 

Jürgen Schadeberg.

 

Fonte Annie-Lennox.com

 

South African Tourism