Cabo da Boa Esperança

(Cape of Good Hope)

 

O Cabo da Boa Esperança é o ponto onde os oceanos Índico e Atlântico se encontram. Era o ponto estratégico das rotas comerciais européias para o Oriente.

O navegador português Bartolomeu Dias foi o primeiro europeu a contorná-lo, em 1488, demonstrando que era possível se chegar ao oriente por mar. Batizou o local de Cabo das Tormentas. Posteriormente, o rei D. João II chamou-o de Cabo da Boa Esperança, pois finalmente o caminho para a Índia pelos oceanos havia sido encontrado.

Cabo é um acidente geográfico, entendido como uma porção do continente que avança pelo mar. Geologicamente, a península do Cabo faz parte do complexo da Table Mountain.

Fica a 50km da Cidade do Cabo, no Parque Nacional da Península do Cabo.

Mais: História da África do Sul e informações para visitas Cape Point

 

 

Cidade do Cabo

 

Bartolomeu Dias dobrando o Cabo das Tormentas representado em painel de Domingos Rebelo (1945), no prédio do Parlamento Português.

Mais: As Grande Navegações►

 

Cape Point

 

Western Cape

 

Cabo da Boa Esperança visto do farol Cape Point (Ponta do Cabo) e as areias brancas da bela praia Dias, acessível apenas à pé. Mais fotos

 

Região do Cabo

 

O farol do Cape Point, um dos mais brilhante do mundo. Construído em 1857, inicialmente no pico do Cape Point, 238 metro acima do nível do mar. Naquele local, o farol era frequentemente obscurecido por neblina. Em 1911, após o naufrágio do navio português Lusitânia, o farol foi relocado para o ponto atual, a 87 metros de altura.

 

Praias

 

Africa do Sul

Copyright © Guia Geográfico - Cabo da Boa Esperança - Cape of Good Hope, Bartolomeu Dias. Guia Geográfico África do Sul

 

Bartolomeu Dias

 

Cabo Africa

 

Farol Cape Point

 

Cabo mapa

Table Mountain

 

Cabo da Boa Esperança

 

Africa do Sul

 

 

South African Tourism

 

Cabo da Boa Esperança

 

South African Tourism