Cabo da Boa Esperança
(Cape of Good Hope)
O Cabo da Boa Esperança é o ponto onde os oceanos Índico e Atlântico se encontram. Era o ponto estratégico das rotas comerciais europeias para o Oriente.
O navegador português Bartolomeu Dias foi o primeiro europeu a contorná-lo, em 1488, demonstrando que era possível se chegar ao oriente por mar. Batizou o local de Cabo das Tormentas. Posteriormente, o rei D. João II chamou-o de Cabo da Boa Esperança, pois finalmente o caminho para a Índia pelos oceanos havia sido encontrado.
Cabo é um acidente geográfico, entendido como uma porção do continente que avança pelo mar. Geologicamente, a península do Cabo faz parte do complexo da Table Mountain.
Fica a 50km da Cidade do Cabo, no Parque Nacional da Península do Cabo. Mais: História da África do Sul.
Cabo da Boa Esperança visto do farol Cape Point (Ponta do Cabo) e as areias brancas da bela praia Dias, acessível apenas à pé. Mais fotos►
O farol do Cape Point, um dos mais brilhante do mundo. Construído em 1857, inicialmente no pico do Cape Point, 238 metro acima do nível do mar. Naquele local, o farol era frequentemente obscurecido por neblina. Em 1911, após o naufrágio do navio português Lusitânia, o farol foi relocado para o ponto atual, a 87 metros de altura
Bartolomeu Dias dobrando o Cabo das Tormentas representado em painel de Domingos Rebelo (1945), no prédio do Parlamento Português.
Mais: As Grande Navegações ►
Copyright © Guia Geográfico - África Turismo. |
South African Tourism
Cabo da Boa Esperança
South African Tourism