A Líbia é um país do norte da África, banhado pelo Mar Mediterrâneo. São 6,5 milhões de habitantes (2015), mas, nos últimos anos, tem existido grande emigração devido aos conflitos na região. A capital é Trípoli.

Para o filósofo grego Anaximandro, no século 6 aC, a Líbia eram as terras ao sul do Mar Mediterrâneo. As terras da líbia atual foram colonizadas, em parte, por fenícios, gregos, cartagineses, romanos e árabes.

A Líbia atual é politicamente a antiga colônia italiana, do início do século 20, que basicamente abrangia a Tripolitânia e a Cirenaica. Durante a Segunda Guerra Mundial, os italianos foram expulsos e a Líbia tornou-se um protetorado britânico. A independência foi conquistada em 1951. Em 1959, grandes reservas de petróleo foram descobertas no País.

Em 1969, após um golpe de estado, Muammar al-Gaddafi assumiu o governo da Líbia como ditador. Nos anos '80, Gaddafi patrocinava ações terroristas. Em represália, o País foi bombardeado pelos EUA. Em 2011, Gaddafi sucumbiu e foi morto em revolta popular com apoio dos EUA. O que se seguiu na Líbia foi o caos.

 

Libia

 

Mapa politico Libia

 

Ruínas no antigo Palácio de Gaddafi de Bab al-Azizia, em Trípoli, em 2003. Um retrato dos conflitos na Líbia, nas últimas décadas. O Palácio foi novamente atacado, em 2011, pelos rebeldes.

 

Acima, a mesquita Maydan Jazair, em Trípoli, antiga Catedral católica (foto à esquerda dos anos '60), convertida ao Islamismo nos anos '90.

 

África

 

Mapa fisico

 

Marcha de protesto conta o governo de Gaddafi, em 2011, em Benghazi.

 

Mapa Tripoli

 

Anfiteatro
Catedral

 

Mesquita

 

Protesto

 

 

Copyright © Guia Geográfico - África, roteiro de viagem Libya.

 

Bandeira

 

Deserto da Líbia, parte do Saara. Assim é grande parte do território líbio.

 

Mapa Libia

 

O anfiteatro romano em Sabrata, recuperado por arqueólogos na primeira metade do século 20. Patrimônio da humanidade na lista da Unesco. Séculos antes da Era Cristã, Sabrata era um posto comercial fenício. Foi assumido pelos romanos por volta do século 2.

 

Libya

 

Deserto

 

 

 

 

MBI

 

Antônio Milena

 

 

 

 

 

 Abdul-Jawad Elhusuni